Oficinas de redação melhoram desempenho do aluno durante provas

Gustavo Haum
Arquivo

Muitas escolas, conforme se aproxima a data do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), continuam adaptando seus alunos para o método através de simulados preparatórios, e dentro dessas avaliações as redações são as que mais exigem dos alunos. Pensando nisso, alguns colégios inserem em suas práticas pedagógicas oficinas de redação, preparando seus estudantes para uma constante melhora na escrita e aplicação nos exames.

No Colégio Decisão Anglo em Itabuna, a realidade não é diferente, já que integram em suas aulas, cursos e oficinas de redação. Para o professor da disciplina, Gustavo Atallah Haun, formado em Letras pela UESC-BA, a redação é a base de concursos e vestibulares de caráter eliminatório e ou classificatório para todas as áreas, permitindo visualizar o domínio do aluno sobre as normas e as variações da Língua Portuguesa e sua interação com a sociedade em que está inserido. “A importância dela é muito grande, visto que até os Recursos Humanos das empresas têm solicitado aos seus pretendentes a funcionários a escrita de uma redação!”, afirma Gustavo.

Trabalhar essas características com seus alunos, fomentando a leitura, que automaticamente auxilia numa melhor escrita, é apenas algumas das medidas tomadas. “Os alunos do Anglo têm a possibilidade de participarem, caso queiram, de uma Oficina de Redação, como o próprio nome diz, voltada para a prática da escrita, já que durante as aulas há o acompanhamento do módulo com as aulas teóricas e práticas, com um tempo bem escasso”, adiciona. Com esse método, é cobrado o mesmo que no ENEM e nos vestibulares, com temas sobre a atualidade, aproveitando para uma reescrita após as correções necessárias nos textos. Dessa forma, o possível erro não será repetido pelo aluno.

Aulas de campoCada vez mais as escolas adotam essa postura, e trazem outras realidades para dentro da sala de aula, fazendo uso das mais variadas formas de escritas, para que os estudantes consigam diferenciar cada uma delas. O Anglo oferece isso aos seus alunos, como finaliza o professor Gustavo, “No segundo semestre, iremos visitar uma gráfica de um jornal da cidade, com o Segundo Ano do Ensino Médio, para conhecer o ambiente em que são feitos, formatados e divulgados os textos jornalísticos”.